top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

5 FORMAS DE CONSTRUIR CONFIANÇA COMO FOTÓGRAFO:

Olá, pessoas. Como vão?


Veja se eu estou correta: você está esperando o momento certo, achando que vai entender quando a oportunidade chegar, que as coisas vão acontecer naturalmente e você vai saber que é a hora. E aí, acertei?




Eu sei como é, eu tenho o costume de postergar alguns sonhos por medo de não dar certo e tento me convencer de que a hora certa vai surgir. Mas isso é um engano, pois as coisas só acontecem seguidas de uma ação. Então, é exatamente essa a primeira dica que eu quero dar aqui.


1) AÇÃO:

Não existe mágica, nem dicas secretas que os fotógrafos “famosos” estão escondendo de você. Você já deve ter ouvido que toda ação tem uma reação e que tudo que a gente planta, a gente colhe, certo? É assim que funciona! Se você correr atrás, tomar uma atitude e fazer, as coisas vão começar a acontecer e, no futuro, com certeza você vai colher os frutos daquilo que plantou.


LEIA TAMBÉM:

-10 Coisas que todo fotógrafo iniciante deveria saber.


2) APRENDA A OUVIR NÃO:

Crescemos ouvindo “não” de nossos pais. Mesmo que isso nos parecesse injusto, viramos adultos e não morremos por conta desses nãos.

Se você fizer um convite de portfólio para uma menina e ela recusar, paciência, isso não significa que seu trabalho é ruim. Se um cliente não curtir tanto as fotos, faz parte do processo, você pode evoluir e levar a crítica como algo construtivo, ou achar que a cliente é chata e tem mal gosto kkkk.

Brincadeiras à parte, quero te dizer que ter medo de ouvir não te bloqueia e você vai passar mais tempo sofrendo do que criando.

E UMA FOTÓGRAFA CRIATIVA FAZ TODA A DIFERENÇA.


3) ASSUMA A FOTOGRAFIA:

Existe tanto preconceito com a nossa profissão, que algumas pessoas têm receio de contar que são fotógrafos e costumam dizer que é apenas um hobby.

Já vi um rapaz super talentoso me encontrar em um evento, fotografando, e se apresentar para mim como um “metido a fotografo”. SIM, ele usou essas palavras. Quando fui ver o seu perfil, vi o quão talentoso e estudioso ele era e na hora mandei uma mensagem: “VOCÊ NÃO É METIDO, VOCÊ É UM FOTÓGRAFO. E MUITO BOM, POR SINAL”.

Não tenha vergonha da sua profissão, tenha orgulho dela, faça ela com todo o seu amor e ignore a opinião alheia. Se você não valorizar, quem vai?


LEIA TAMBÉM:


4) COMECE LOGO SEU PORTFÓLIO:

Não fique esperando, lembra da dica 1, sobre ação? Coloque ela em prática aqui também. Você não precisa estar em certo nível para ter um portfólio. Até porque ele vai servir para apresentar seu trabalho para as pessoas, é dali que os futuros clientes virão.

Nunca esqueça que o portfólio deve avançar junto com sua fotografia. Conforme for fotografando e melhorando suas habilidades, vai atualizando e reorganizando a sua vitrine principal.


LEIA TAMBÉM:


5) CRIE SUA IDENTIDADE:

Identidade nada mais é que a sua “cara” estampada no seu trabalho, aquela foto que as pessoas olham e dizem se é sua ou não.

Quando você tem uma identidade visual, um posicionamento específico, uma colorização predominante e um estilo de editar só seu, você não precisa se preocupar com logomarca.


LEIA TAMBÉM:


É difícil você conseguir associar tudo assim, de primeira, mas se você entender esses passos e começar a colocar eles em prática, planejando tudo da maneira mais organizada e leve possível, você não sentirá tanto a pressão e verá resultados.


Me conte aqui nos comentários, quais as atitudes que você tem tomado para ganhar mais confiança como fotógrafa? Quero saber!


Beijos

Alléxia

Comments


bottom of page