top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

COMO CONSTRUIR UM BOM PORTFÓLIO

Olá, fotógrafos. Tudo bem?

O conteúdo de hoje é sobre um assunto que eu gosto muito. Acredito que se você está começando na fotografia, essa vai ser a parte mais gostosa do seu trabalho.




Um portfólio fotográfico nada mais é do que uma coleção daquilo que há de melhor no seu trabalho, com o intuito de chamar a atenção de possíveis clientes e criar seu renome. A construção do portfólio depende da forma que você quer apresentar o seu trabalho, de modo que você facilite para quem está vendo ele.


PORTFÓLIO ONLINE:

Suas redes sociais já são uma forma de portfólio, mas não se prenda apenas a essa vitrine. Você precisa ter um site, com um espaço dedicado apenas aos seus melhores trabalhos. Isso vai fazer com que seu eventual cliente tenha acesso ao que você tem de melhor a oferecer, levando em conta a organização e a facilidade em conhecer seu trabalho.


PORTFÓLIO IMPRESSO:

Você, certamente, já foi em algum estúdio fotográfico e viu aquela coleção de álbuns, um mais lindo que o outro. Estou correta? Esses são os famosos álbuns diagramados que os profissionais fazem apenas para expor suas melhores fotos. Esse tipo de portfólio é interessante quando você tem um estúdio ou um escritório, especialmente se você recebe clientes para reuniões.

Importante dizer que, independentemente de você ter um espaço como esse para apresentar seu trabalho ao cliente, é importante ter o portfólio online também. Isso faz total diferença para as pessoas te encontrarem na internet e já terem acesso ao seu trabalho antes mesmo do primeiro contato.


Caso tenha mais de um nicho, você quer divulgá-lo no seu portfólio? Se sim, a minha indicação para você é que os separe e faça com que cada um tenha sua página ou seu álbum. Divida-os em temas e estilos, para que seja mais fácil para o cliente encontrar o que procura. Conteúdo misturado causa confusão e desistência.

Falando em construção de portfólio online, preciso deixar claro que, tal como as redes sociais podem cair e sua vitrine simplesmente desaparecer, isso também pode acontecer com plataformas gratuitas. Mas como assim? Um site que te disponibiliza uma página de forma gratuita, normalmente, tem algumas restrições. Por exemplo: alguma logo que estraga seu trabalho, quantidade limite de fotos que você pode carregar, certos upgrades que, além de deixar sua página confusa, podem fazer com que ela seja excluída. Claro que isso é bem raro de acontecer, mas é sempre bom ser prevenido para evitar que seu cliente considere você um profissional descuidado.

Invista em sites pagos! Eu sei que no início é muito difícil, mas não é um bicho de sete cabeças. Você pode adquirir um pacote simples para iniciar e, desse jeito, ter a segurança de que seu portfólio não será modificado.

Essa plataforma é meu site/blog/portfólio/loja, aqui tem tudo que envolve o meu trabalho na fotografia, independente de redes sociais.

A plataforma que eu uso é o Wix, com uma conta Premium que me facilita ter tudo que preciso para apresentar meu trabalho e ainda divulgá-lo no google.

Esse não é um post patrocinado pelo Wix, inclusive gostaria que fosse kkkkkk.


CRIANDO SEU PORTFÓLIO:

Para começar a organização de quais fotos vão entrar no seu portfólio, você precisa entender que a primeira impressão é a que fica. Então, escolha bem quais vão iniciar, no caso de plataforma online e qual será a capa, no caso do álbum. Mantenha o nível de qualidade em todas, pois a pessoa precisa olhar e sentir interesse em continuar até a última foto.

Dessa forma, você vai manter o espectador entretido e terá muito mais chances de vender um serviço para ele.


ORGANIZAÇÃO:

Priorize temas e conte uma história, como já falei, não misture nichos diferentes, mantenha-os separados e apresente eles de formas distintas.

Independentemente de você criar um álbum de retratos com diversas pessoas, você precisa dar um sentido a ele com a organização da sequência das fotos.

Por exemplo: eu fotografo, na grande maioria das vezes, na vertical, mas quando clico fotos na horizontal, gosto de colocá-las no meio. Isso não apenas dá um destaque, como também não deixa ela solta. No meu ponto de vista, quando está no meio, é como se ela encaixasse ali, como em um quebra cabeça.

Gosto também de fazer uma organização, como no feed do Instagram. Retratos muito fechados deixo separados, de forma espaçada. Desse modo, não polui a página e direciona o olhar aos detalhes da foto, já que são nelas que o tratamento da pele está mais em evidência.

Claro que tudo vai depender do seu gosto pessoal e do seu estilo, mas é interessante você usar de estratégias para despertar a curiosidade e a atenção do cliente em potencial.


PERMISSÃO DO USO DA IMAGEM:

Se você, assim como eu, fotografa pessoas, ou pretende atender esse público, muito provavelmente sabe que é de extrema importância pedir autorização para expor essas imagens no seu material de divulgação, né?

Mesmo que seja um ensaio de portfólio, você precisa ter essa autorização em mãos, para que seu cliente não mude de ideia e você acabe tendo prejuízo depois.

Para isso existe, nos contratos de serviço, a cláusula de autorização de imagens. Ela te permite usar as fotos para qualquer tipo de divulgação ou catálogo.

DIVULGAÇÃO DO SEU PORTFÓLIO ONLINE:

De que adianta você pagar uma plataforma virtual para montar sua vitrine, se ninguém consegue ter acesso?

Hoje em dia, se você quer ter relevância na web, com certeza, precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optimization). O SEO, como o próprio nome indica, é um sistema de otimização de buscas que tem como objetivo melhorar a sua posição nas pesquisas da web. Com ele, seu cliente terá mais facilidade em encontrar seu site, ou seu portfólio no google e, até mesmo, na plataforma do Pinterest.

Esse tipo de assunto é muito mais aprofundado, e existem milhares de sites nos quais você aprende tudo sobre SEO. Inclusive, não sei nos demais, mas aqui no WIX você tem a opção de configuração de SEO para cada página criada. Dessa maneira, você cria palavras chaves e estratégias com frases, para que as pesquisas caiam no seu conteúdo sempre.

PESQUISE...


E aí, gostaram do post? Foi útil para vocês?

Contem-me aqui nos comentários e compartilhem o post para os demais colegas da fotografia. Assim, vocês me ajudam a divulgar esses conteúdos que crio especialmente para ajudar fotógrafos que estão iniciando e não sabem por onde começar.

Um beijão <3

ACOMPANHE-NOS TAMBÉM NO INSTAGRAM (AQUI)!



Comments


bottom of page