top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

Contrato de Prestação de Serviço.


Olá, fotógrafo. Tudo bem?

O conteúdo de hoje não vai só auxiliar você, como também vai resolver o problema de muitos.

Falo sobre contratos há muito tempo no meu Instagram e, por consequência, toda vez que falo no assunto recebo diversas mensagens no direct.

Hoje, além de falar no assunto, quero trazer um modelo de contrato para você baixar e usar no seu trabalho. Esse documento nada mais é do que o próprio contrato que uso nos meus serviços de ensaio.


BENEFÍCIOS DE USAR CONTRATO:

1 - Você nunca mais vai levar calote;

2 - Você não vai mais precisar estar correndo atrás do cliente para conseguir a liberação da galeria;

3 – Você não terá mais que lidar com cliente sem compromisso com datas e horários;

4 – Você terá um prazo de entrega, sem precisar se desesperar a cada cobrança do cliente;

5 – Você não terá mais fotos modificadas com filtros do Instagram.

Tenho certeza que pelo menos um desses benefícios te agradou e posso garantir que apenas o fato de evitar maiores transtornos já é uma grande coisa.


O PROCESSO DO CONTRATO:

Para começar, ao conversar com seu cliente sobre o ensaio, você vai precisar pegar com ele todos os dados necessários que são pedidos no documento.

Além dos dados pessoais, você terá que ter uma data fechada e a forma de pagamento acertada, pois tudo isso precisa ser bem especificado.

Depois que o contrato estiver pronto, você vai marcar uma reunião para que as cláusulas sejam discutidas e a primeira parte do valor estipulado seja paga.

Nesse momento de crise, com o Covid-19, você pode fazer todo esse processo de forma remota, sem problema algum.

Você deve enviar o contrato por e-mail, com um boleto bancário, ou sua conta para transferência e discutir as cláusulas por WhatsApp ou, até mesmo, uma chamada de vídeo.


É muito importante você prestar atenção nas cláusulas desse modelo de contrato que irei te enviar, pois ele funciona perfeitamente para as minhas necessidades, mas pode ser que você queira adicionar ou retirar alguma coisa.

Porém, é muito importante saber o porquê de cada cláusula e como elas funcionam. Por exemplo: fiquei sabendo, através de uma advogada, que pedir 50% do valor por meio de uma rescisão é errado, pois, hoje em dia, os juízes não aceitam mais de 30%.

Ruim ou não, devemos estar sempre atentos a isso, porque não sabemos quando teremos que enfrentar a justiça para resolver algum problema. Por isso, o uso do contrato adaptado, conforme a lei pede, será muito mais fácil.

Pegar contratos na internet não é errado, mas ele deve conter as informações necessárias para facilitar o processo depois.

Mais uma coisa importante e interessante que eu não sabia, é que a assinatura de testemunhas pode ser utilizada no seu contrato. Quando você tem uma testemunha, não precisa de mais nada além do contrato, pois terá, em mãos, o documento assinado por todas as partes. Isso fará com que você acelere o processo judicial, se necessário algum dia.

Falando em assinatura, é legal, também, você pedir para o cliente rubricar as demais páginas, para evitar que saia ou entre páginas nele.

O modelo está todo modificado conforme as minhas novas pesquisas e, em caso de dúvidas, você pode pedir o auxílio de um advogado para obter informações mais claras e atuais.

Espero ter ajudado. Deixe seu comentário e me diga se conhecia essas informações antes, ou caso queira acrescentar algo.

Para baixar o modelo (CLIQUE AQUI)

Comentários


bottom of page