top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

Dicas para fotografar retratos:

RETRATO = EMOÇÃO:

Um retrato nada mais é do que a fotografia de um sujeito humano. Nesse nicho, cabe ao artista capturar os sentimentos e a história daquela pessoa através dos clicks.


Claro, não é fácil você contar uma história inteira por meio de um simples retrato, mas saiba que nosso rosto esconde muitas coisas, muitas marcas, e nosso olhar pode ser revelador.

Emoção é a melhor forma de criar uma ligação entre a imagem e a pessoa que está vendo a foto. Aprenda a transmitir os sentimentos através do retrato, isso diferencia um fotografo profissional de um amador.

RETRATISTAS:

Você pode ser um fotógrafo de ensaios, que trabalha com produção e direção artística, ou um fotógrafo de rua, que gosta de fazer retratos inesperados de pessoas desconhecidas sem produção alguma, nada disso te impede de trazer emoção e naturalidade para a sua fotografia.


LEIA TAMBÉM:

LENTE PARA RETRATOS:

Tudo vai depender da distância focal que você deseja fazer esse retrato. As pessoas acham que retratos são clicks entre um primeiríssimo plano até um plano médio. Porém, retrato não tem nada a ver com o recorte da fotografia, mas sim com o fato de ser a foto de uma pessoa.


Então, para escolher a lente ideal, você precisa ter em mente a distância focal que pretende fazer seus retratos, qual a profundidade de campo que você deseja, levando em consideração a abertura, o peso que está disposto a carregar - porque sim, esse é um ponto importante - e o preço que está disposto a pagar.


Eu uso duas lentes que me trazem bons resultados (50mm f/1.8 da Nikon e 35mm f/1.2 da Yongnuo) e confesso que a minha preferida é a da Nikon, por uma questão de qualidade de imagem.


LEIA TAMBÉM:

TOME CUIDADO COM ABERTURAS MÁXIMAS:

Como falei a cima, minha 50 mm tem uma abertura máxima de 1.8 e isso significa que, em retratos, tenho uma profundidade de campo curta, trazendo aquele efeito de desfoque no fundo e até o efeito bokeh que tanto amamos.


O ponto negativo disso é que se não tomar cuidado com qualquer tremida que sua câmera der e o foco for para outro lado, sua foto fica borrada. Às vezes, é mais interessante você ficar sem o desfoque “total” do fundo e garantir um rosto em foco, do que uma foto borrada.


Foto com o rosto borrado não tem concerto, desfoque do fundo pode ser criado no Photoshop. Pense nisso!

ABUSE DA LUZ NATURAL:

Se for o caso de estar em um ambiente fechado, busque por uma janela. Luz natural (e de preferência suave) traz ótimos resultados.


Como nem sempre temos uma luz natural perfeita, principalmente se é o caso de ser um retratista urbano, você precisa desde já estudar mais sobre luz e os benefícios que as sombras podem te trazer em alguns retratos.


LEIA TAMBÉM:


E aí, gostou das dicas? Espero que tenha ajudado você!

Acompanhe mais dicas como essas no @allexiamoraes

Seja um membro do blog e fique por dentro de todo o conteúdo que entra por aqui diretamente no seu e-mail. Cadastre-se no fim da página do blog (aqui)


Com carinho, Alléxia Moraes <3




Comments


bottom of page