top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

FAÇA FOTOS INCRÍVEIS EM CASA

Olá, fotógrafos. Tudo bem?


Você tem dificuldades em fotografar dentro de casa?



Durante a quarentena, minha estratégia para não ficar sem trabalhar e não perder alguns contratos que já estavam fechados, foi usar a minha casa para fotografar minhas clientes.

Já usava muito essa opção de “locação”, pois curto bastante essa vibe mais intimista, estilo lifestyle, nos meus ensaios. Minha casa sempre foi, de certa forma, um estúdio improvisado, pois tem uma entrada de luz muito boa, que eu já domino bastante.

Então, era só ter o cuidado de higienizar tudo, colocar um álcool gel no hall de entrada, usar máscara e evitar contratar auxiliar ou liberar acompanhantes durante os ensaios.

Existem muitas pessoas que não conseguem dominar luz e fotometria em ensaios internos e, por causa disso, acabam optando sempre por fotografar em áreas externas. Confesso que amo fotos com verde e aquele brilho incrível da luz natural ao ar livre, mas também, com o tempo, fui pegando gosto por cafés e ambientes internos, com uma luz mais difusa. Isso me trouxe o um domínio muito bom de luz, e acabou que foi de muita ajuda para esse momento de pandemia.

E é exatamente por conta desse domínio da luz e o costume de fotografar dentro de casa, que eu trouxe algumas dicas para vocês dominarem esse estilo também.



A primeira coisa que você deve ter em mente é: se você não tem uma luz boa na sua casa, ou ela é muito pequena, ou você mora com outras pessoas, não se preocupe, isso não te impede de fotografar dentro de casa. Existe um número muito grande de fotógrafos que atendem na residência dos clientes, isso é comum e deixa o ensaio ainda mais com a cara dele.

Isso pode até gerar um certo bloqueio no início, pois estará em um ambiente desconhecido, que você não tem intimidade. Porém, não é nada que você não possa se adaptar e, até mesmo, acostumar-se, se realmente gosta da proposta.


LEIA TAMBÉM:


Ao chegar na casa de um cliente, você precisa buscar por inspiração. Como fará isso?

Procure uma boa luz, pergunte para o seu cliente qual o local favorito dele da casa, onde ele costuma ficar mais nas horas vagas, entenda as composições dos elementos, deixe as coisas organizadas, entenda a história que você vai contar através dos clicks. Tente ser o mais sensível possível, para que além de fazer boas fotos, você extraia a essência da pessoa, ou pessoas, a serem fotografadas.

Use uma lente grande angular, pois, normalmente, ensaios internos nos privam um pouco na questão de espaço. O mais interessante de você fotografar em casa, principalmente se for na casa do cliente, é você enquadrar o máximo que você puder, para literalmente contar a história e trazer essa sensibilidade ao ensaio.

É bem interessante você discutir com o seu cliente, antes do ensaio, a questão das roupas de cama e decorações desse ambiente.

Usar, de preferência, lençóis de cores neutras, decorações que não vão poluir a cena e dar aquele ar de desorganização na foto. Limpe criados mudos e cômodas, que são locais que costumamos deixar remédios, cabos de celular, livros, enfim. Esse tipo de coisa pode ser guardado e tirado da visão antes das fotos.

Auxilie seu cliente a colocar flores, quem sabe, para trazer aconchego para a fotografia e também cores, para o caso de uma casa muito branca.

Para ensaios de família ou bebê, você pode auxiliar na questão da escolha das roupas, para que elas combinem e conversem entre si e com o ambiente. Esses pequenos cuidados deixam o ensaio charmoso e não tiram a essência e naturalidade do seu cliente.


Se você conhece um amigo fotógrafo que ama ensaios lifestyle e está um pouco perdido na produção, envia o link desse post para ele. Compartilhe também no seu Facebook.

Assim, esse estilo chega aos clientes e você terá novas oportunidades de trabalho nesse momento tão difícil que estamos vivendo no mundo. Todos nós queremos continuar com nossa arte e trazer lembranças para as pessoas.


Para ver um pouco mais do nosso trabalho, siga-nos no Instagram AQUI e fique por dentro de todos os posts em tempo real.


Beijos <3

コメント


bottom of page