top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

POR QUE VOCÊ DEVE TER UMA LENTE 50MM

Olá, fotógrafos. Tudo bem?

Quando iniciamos na fotografia, depois de QUAL CÂMERA COMPRAR, a maior dúvida é: EM QUAL LENTE EU DEVO INVESTIR?

E eu posso te dizer, por experiência própria, que não é fácil decidir. Devemos, antes de tudo, colocar em questão duas coisas: O QUE EU VOU FOTOGRAFAR E QUAL MINHA MAIOR NECESSIDADE NO MOMENTO.

Se você, que está começando agora, comprou sua tão esperada câmera e com ela veio aquela lente 18-55mm do kit mesmo, com toda a certeza o seu problema está sendo iluminação e/ou nitidez.

A amada cinquentinha é aquela lente que deveria estar na bolsa de TODO FOTÓGRAFO. Eu trabalho com a 50mm f/1.8 da Nikon e uso ela em, praticamente, TODOS os meus retratos, tanto internos quanto externos. Foi a minha primeira aquisição depois da câmera e eu vou dar 7 motivos para ela ser a sua também.




1- CUSTO/BENEFÍCIO:

Inicialmente, você não vai poder investir em uma lente tão cara, então, se quer qualidade e preço baixo, você com certeza vai investir certo.


2- CLARIDADE:

Como eu falei, a maior dificuldade de quem trabalha com a lente do kit é a entrada de luz, e com a 50mm você não terá esse problema. Ela te proporciona grandes aberturas, que possibilitam uma ótima entrada de luz, fazendo com que você não precise usar ISO muito elevado em situações de pouca luz.


3- NITIDEZ:

Esse também é um dos maiores problemas da lente 18-55 mm, a qualidade de imagem precária, quando comparada com a nitidez que você encontra na cinquentinha. Ela é feita de poucos elementos internos e isso faz com que você consiga capturar as imagens com mais nitidez.


4- FIXA:

É uma lente que não tem zoom e, para muitos, isso é um ponto negativo. Porém, no meu ponto de vista, isso é incrível, pois você se movimenta mais e cria a sua própria distância do objeto fotografado. Isso é excelente para estimular a criatividade e, mesmo que você precise se movimentar, não vai perder o foco e/ou nitidez.


5- PRÁTICA:

Além de ter uma boa nitidez e ser clara, ela é uma lente leve, não vai pesar na mochila e, muito menos, montada no corpo da câmera. Você pode, tranquilamente, sair para fotografar sua cliente só com ela na bolsa e voltar com ótimos resultados em seu cartão.

6- DESFOQUE:

Está aí o amorzinho dos fotógrafos iniciantes, fundo desfocado. Com ela você consegue um desfoque lindo, mesmo sem a abertura total.


7- ZERO DISTORÇÃO:

Para fechar com chave de ouro, eu não poderia deixar de falar disso - que é algo que ninguém fala quando se trata de 50mm - ela não tem distorção de imagem. Com ela consigo fazer retratos de todos os ângulos, porque a imagem fica igual àquela que vemos a olho nu.


Tenho certeza que, nesse momento, é tudo que você precisa: uma lente prática, barata e que vai te beneficiar com imagens de qualidade.

Gostaria de dizer que a Nikon, assim como a Canon, tem 3 modelos dessa lente, sendo a f/1.8, f/1.4, e a f/1.2. Os preços são diferentes de uma marca para a outra e de uma abertura para a outra, então é interessante você pesquisar bem.


Na época que comprei, paguei menos de mil reais na minha, porém, tudo depende do dólar e do momento que você está lendo esse post.

Então, fotógrafo, se você está começando na fotografia e está à procura de uma nova lente, segue a dica e compre a sua cinquentinha logo!

Espero que você tenha gostado do post e que ele tenha sanado as suas dúvidas.

Lembrando que dicas em tempo real você encontra no nosso Instagram (AQUI)

Um super beijo! <3

Comments


bottom of page