top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

WHITE BALANCE – O que é balanço dos brancos?

O balanço dos brancos nada mais é do que o ajuste de cores na sua fotografia. Poderia dizer que é uma das coisas que você mais deve se atentar, pois ele é de extrema importância para termos bons resultados na fotografia digital.


Um balanço dos brancos incorreto pode estragar sua fotografia, de forma que não terá cores reais e, além disso, ficará com tons de pele artificiais.


Na fotografia digital, significa o ajuste de cores para que a imagem pareça natural, já que buscamos pelas cores reais da foto. Claro que isso não quer dizer que você não possa criar propostas diferentes também no white balance, mas falando de naturalidade e, principalmente, tons de pele, você precisa ter em mente a dosagem certa.


A foto a esquerda (a primeira) está amarela, ou seja, não está com a temperatura de cor correta. Já a da direita (a segunda) está com a temperatura de cor correta. Veja que o branco é branco.


Temos que corrigir o balanço porque a maioria das fontes de luz, como SOL, LAMPADA, FLACH, não emitem a luz branca pura e elas têm uma certa “temperatura de cor”.

O nosso cérebro processa a informação vinda dos olhos e, automaticamente, ajusta a temperatura de cor. Então, normalmente, a gente vê a temperatura correta, independente da situação de luz que estamos.


Enquanto nosso cérebro processa essas informações automaticamente, as câmeras digitais podem apenas tentar acertar a temperatura correta analisando a luz do ambiente.

Câmeras mais modernas até chegam perto do real, mas na grande maioria das situações todas erram.


Se sua câmera estiver configurada em BALANÇO DOS BRANCOS AUTOMÁTICOS, ela vai tentar adivinhar qual é o valor correto baseado em um objeto branco que estiver na imagem como ponto de referência. Esse resultado nem sempre é tão satisfatório, principalmente quando a cena não tem uma parte TOTALMENTE BRANCA, ou uma cor dominante para ela se basear.

Sendo assim, muitas das vezes precisamos concertar o balanço na pós-produção, usando o lightroom ou o câmera raw.


Para isso acontecer da melhor forma possível, é necessário que você fotografe em raw, para que tenha o arquivo cru e, assim, poder fazer todas as alterações necessárias de white balance, ou qualquer outra que seja da sua vontade.


Porém, se não é seu caso e você insiste em fotografar em jpeg, a melhor opção para você é desativar o modo automático do balanço dos brancos da sua câmera e fazer as alterações de cores de forma manual. Para isso, será necessário que você leia o manual da sua câmera e entenda como essas configurações funcionam nela.


Se não tem mais acesso ao seu manual, procure o fabricante e baixe, alguns liberam o download gratuito, outros não. Também temos o youtube, que, na grande maioria das vezes, nos ajuda com os tutoriais.


LEIA TAMBÉM:

APRENDA A FOTOMETRAR E CLICAR SUAS FOTOS EM MODO MANUAL

APRENDA TUDO SOBRE LUZ NATURAL NA FOTOGRAFIA.


Depois de entender mais sobre balanço dos brancos, qual é a informação que você desconhecia desse post? Como ele te ajudou? Se tem alguma dúvida sobre qualquer coisa mencionada nesse post, sinta-se à vontade para perguntar.


beijos

Alléxia.


bottom of page