top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

Dicas básicas para definir seu nicho na fotografia.

Olá, fotógrafo(a). Tudo bem?

Hoje trouxe um post super interessante para você que está iniciando na profissão e está com dúvidas nas questões de qual nicho atuar e de como atingir esse público.

Antes, gostaria de dizer que muitas dessas dicas vocês encontram lá no Instagram de forma rápida, podendo salvar os posts para ler depois.

Para ter acesso e seguir minha conta, basta clicar nessa imagem abaixo.



VAMOS LÁ...

Para começar, é necessário saber que nicho nada mais é do que uma parte de um certo púbico que você quer atingir. Não adianta falar “de tudo um pouco”, você precisa escolher uma parte do mercado que você desejar atuar e, consequentemente, atingir “clientes”

Isso não quer dizer que você não possa trabalhar com mais de um nicho.

No livro “MARKETING DE CONTEÚDO, A MOEDA DO SÉCULO XXI”, o autor Rafael Rez fala que é interessante elaborar mais de uma persona quando você trabalha com vários produtos ou serviços, para diferentes públicos. Como funciona em empresas que usam o mercado B2B.

Porém, no meu ponto de vista, fotógrafos que estão iniciando devem definir seu nicho PRINCIPAL como primeira abordagem. Caso seja melhor para você ter mais de um nicho definido, é interessante você aprender a estruturar eles, para que não se misturem e não tornem seu conteúdo confuso.


Faça pesquisa de mercado sobre seu nicho:

Demanda trabalho, mas a pesquisa vai te ajudar a entender o que aquele público mais busca na internet e de que maneira você, como profissional, pode atingi-lo.


Não escolha seu nicho pensando apenas na questão financeira:

Trabalhar com fotografia e entrar no mercado demanda tempo e sacrifício, se você escolher um nicho que não te agrada, a probabilidade de não dar certo é muito maior


Traga soluções para seu público:

Seus clientes não buscam só fotos bonitas, eles têm dúvidas!

Exemplo para fotografia newborn: A mãe quer saber se seu filho recém-nascido terá um lugar confortável para fotografar, ela quer saber como você faz o processo das poses no bebê, ela quer saber se tem um lugar reservado para ela atender ou até mesmo amamentar o filho, caso precise. Demonstrar conhecimento acerca desses questionamentos faz de você um bom profissional no seu nicho de escolha.

Dessa forma, as gestantes que tiverem interesse em realizar um ensaio irão, certamente, levar em consideração o seu tratamento diferenciado na hora de escolher o profissional.


DICA EXTRA

Estude sobre marketing:

Já que, no início do texto, eu me referi ao livro de marketing para vocês, indico desde já que você comece a estudar sobre o assunto. Marketing não é apenas uma febre do momento, mas sim uma necessidade para os empreendedores.


Espero ter ajudado! Me conta o que você achou do conteúdo aqui nos comentários.

beijoos <3


1 Comment


Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Jun 26, 2020

Sentindo me orgulhoso, com o melhor sentido da palavra, para descrever o privilégio de ter uma filha como você, determinada a fazer a diferença na vida das pessoas!

O teu diferencial é daqueles que causam impacto na vida das pessoas, pois não apenas és profissional no que fazes, mas fazes de tudo para ajudar outros a chegar lá, facilitando o caminho com dicas, segredos e massetes que são mais que um presente.

Parabéns!!!

Amo vc.


Teu Paizinho.

Like
bottom of page