top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

Planeje suas edições e não atrase as entregas!

Olá, fotógrafos. Vamos de conteúdo de organização para facilitar a nossa vida?

Se tem uma fama que não queremos ter nessa profissão é a de "FOTÓGRAFO ATRASADO". Aquele que ultrapassa o limite estipulado no contrato para entregar o serviço, sabe?




Se você se encaixa nessa fama, fique calmo, eu vou te dar aqui algumas dicas para você se organizar por ai, entregar os seus serviços em dia e perder essa reputação entre seus clientes.


A grande verdade é que até podemos conseguir alguém que faça esse processo de edição para nós, mas isso demora muito, pois precisamos de alguém que saiba fazer da forma como nós fazemos. Enquanto isso não acontece, vamos levando e tentando conciliar tudo.


A demanda de trabalho é gigante, eu sei. Além de fotografar e editar, temos atendimento de clientes e criação de conteúdo para dar conta. Fora as outras questões burocráticas que, quando estamos começando, nem imaginávamos que teríamos de fazer para nossa empresa continuar girando.


Antes de falar sobre a organização em si, gostaria de te lembrar de algo muito importante: no início você não precisa se preocupar com a frase "AGENDA CHEIA". Não só porque você não vai conseguir encher ela, por estar no começo, mas também porque nos deixamos enganar com falsas promessas de cursos que vendem na internet prometendo esse tipo de coisa.


Você até pode conseguir lotar os 30 dias da sua agenda, pode fazer uma promoção ou qualquer coisa que atraia as pessoas e faça elas te contratarem. Como consequência disso, sua agenda ficar "estufada" de tanto cliente. Parece incrível, né? Mas se engana quem pensa que isso traz grandes resultados como profissional.




Pensa comigo: uma agenda cheia em um momento em que você não tem ninguém apto para te ajudar nas edições e nas outras demandas, vai fazer com que você fique cheio de coisas para fazer e não terá tempo para dar conta de tudo. Mesmo que você venha a aumentar o prazo das entregas no seu contrato, isso não vai funcionar.


Se alguma proposta super bacana, que te garantiria a grana de todos esses trabalhos em apenas um serviço, surgisse, você não teria data para fechar.

Além do cansaço que isso gera na sua vida, você não terá oportunidade de fazer outros trabalhos e muito menos terá tempo de entregar tudo em dia.


Então, para que isso não aconteça mais ou nem venha a acontecer na sua vida, eu vou mostrar como funciona a minha organização. Ela é a base que uso para entregar todos os meus trabalhos adiantados, além de garantir aqueles que me trazem valor, não apenas financeiramente falando.




Minha agenda do mês seguinte quase sempre é preenchida antes do mês começar. Como assim, Alléxia? Então, vou te explicar.

Digamos que tenho 10 clientes agendadas, ou seja, 10 datas da minha agenda que já estão fechadas para o ensaio. Com essa base, eu consigo separar os dias que vou editar cada serviço por ordem de datas, isto é, separo 2 ou 3 dias para editar cada um com calma, e isso depende muito de qual pacote foi comprado.

Ps: se sua edição é mais básica, você separa menos dias.

Além de separar os dias das edições e entregas de cada serviço, eu organizo meus outros afazeres, como: criação de conteúdo, gravações e compromissos particulares, como consultas médicas, por exemplo.

Depois de organizar tudo isso, eu faço questão de deixar algumas datas em aberto para novos clientes, ou até mesmo trocas de datas para os que já estão agendados.


Essa foi a forma que eu encontrei para fazer o que mais gosto, que é cativar as minhas clientes, pois eu consigo surpreender elas com a entrega adiantada, junto de um presentinho que eu sempre preparo.

Além de conciliar as outras demandas sem pirar tanto, já que, mesmo com toda essa organização, ficamos esgotados em algumas situações.


É normal, às vezes, sair do planejado, errar na organização e ficar meio perdido, precisando rever a agenda algumas vezes no mês, mas isso faz parte e você logo se adapta.


Espero que essas dicas tenham te ajudado. Me conta aqui se já aconteceu de atrasar serviços.

Para ficar por dentro de todas as nossas dicas de organização, segue no Instagram.





Comments


bottom of page