top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

Produtividade e Organização trabalhando em Home Office.

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Ola fotógrafos, tudo bem?

Trago aqui algumas dicas para trabalhar em Home office.

Já estou na jornada de fotógrafa a quase 3 anos e o trabalhar em casa sempre fez parte desse trabalho. Meu escritório é em casa e além de fotógrafa eu sou uma dona de casa, ou seja o trabalho é grande. Para conciliar tudo isso precisei me organizar e estipular horários para a minha vida pessoal, as coisas da casa e o trabalho.

O mais difícil disso tudo é resistir e não tentar resolver alguma coisa da casa no horário de trabalho, sério, tenho toc de limpeza e se vejo algo fora do lugar já corro para arrumar.

Depois dessas dicas que vou passar para vocês agora as coisas melhoraram muito.


Estabeleça uma rotina de horários:

É preciso que você tenha uma rotina de horários como se estivesse trabalhando fora.

Caso precise se comunicar de forma externa com algum fornecedor ou empresa de modo geral você vai precisar ter um horário pensado para isso.

PS: Organize horário de Inicio, pausa e Fim de expediente.

Tenha um ambiente de trabalho:

Não trabalhe no quarto, priorize um ambiente que vai fazer você produzir.

Se não for possível ter um escritório trabalhe na mesa da sua cozinha. Mas não tente ficar em lugares desconfortáveis e que vão te levar a procrastinação.

Troque de roupa:

É maravilhoso ficar de pijama quando estamos em casa. Porém se fossemos trabalhar fora não estaríamos de pijama, e sim arrumados. Claro que não é necessário separar um look elaborado ou até mesmo fazer make, mas coloque uma roupa que  não te de a impressão de que está em casa. É como vestir o look de academia por exemplo, da um certo estimulo para cumprir a tarefa.

Não misture tarefas:

Estabeleça o horário de cuidar da casa ou resolver coisas que não são relacionadas com seu trabalho. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo.

Pessoas que moram sozinhas tem essa tendencia de querer resolver

o "pepino" de trabalho enquanto está lavando a louça por exemplo.

Isso vai fazer você fazer muito e nada ao mesmo tempo, pois sempre terá algo que não foi feito ou até mesmo mal feito.

Desligue as notificações do seu WhatsApp:

Isso faz toda a diferença no trabalho em home office.

Nós que precisamos da internet para a divulgação do nosso trabalhos abusamos um pouco disso e ficamos mais do que o previsto com o celular na mão.

Eu sou essa pessoa, pego o telefone para responder alguma coisa e quando vejo já estou resolvendo outras ou até mesmo rolando o o feed do instagram. (NÃO ME JULGUEM).

Exatamente por isso se for muito ruim para você desligar a internet do celular um pouquinho enquanto está criando algum conteúdo ou até mesmo editando as fotos dos teus cliente. pelo menos tente desligar as notificações que já ajuda.

Programe suas tarefas:

Todo mundo ama agendas, faz coleções em casa, mas na hora de se organizar esquece que elas existem. Pegue sua agenda no fim do dia e liste todas as suas tarefas para o outro dia. Coloque por ordem de prioridades.

Depois que tu estabelecer horários para fazer tudo, já vai saber por onde começar a anotar e tudo que vai fazer em cada horário.

OBS: procure não listar coisas demais, coloque na agenda aquilo que é realmente importante fazer naquele dia. Se caso sobrar tempo legal, caso contrário você vai se frustar pois não cumpriu todas as "tarefas" do dia.

Priorize seus tempos livres:

Tenha aquele dia para colocar suas ideias no lugar,ou um horário do dia para fazer alguma atividade que te faça bem e estimule sua criatividade. Pessoas que trabalham em casa não conseguem ficar de folga literalmente, então para essa sensação não fazer você resolver tarefas de trabalho em pleno domingo, estimule sua mente com outras coisas.


Espero ter ajudado vocês!

beijos.




Comments


bottom of page