top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

Você sabe fotografar a favor do sol?

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Ola fotógrafos, (e não fotógrafos) tudo bem?

Vim aqui compartilhar com vocês algumas dicas sobre fotografar a favor do sol e fotometrar sua câmera diante da temida luz dura.


Bom, para começo de conversa luz dura nada mais é que aquela luz do sol do (meio dia) em alguns lugares por exemplo. Aquele horário que o sol está em sua intensidade máxima.

Você como fotógrafo ou interessado em fotografar nessa luz precisa entender a luz da sua cidade/região. Observe o horário que essa luz começa e termina.

Tem algumas vezes que você não precisa estar no horário de pico do sol para ter uma luz dura na sua fotografia. O fato de fotografar a favor do sol na grande maioria das vezes já garante essa dureza da luz na sua lente.

Ai você vai me perguntar - Como diminuo a dureza da luz na minha modelo? ou até mesmo, Como fotometrar minha câmera nesse momento?

COMO DIMINUIR A LUZ DURA:

Um acessório interessante é o DIFUSOR, você conhece? Ele vende junto com kit de rebatedor. (FILTRO DO REBATEDOR) Você encontra a venda no mercado livre (aqui).

Esse acessório é maravilhoso para diminuir um pouco dessa luz, fazendo com que os raios batam na sua modelo de uma forma difusa.

Por exemplo: Ouvi isso uma vez em um workshop e faz todo o sentido.

A MAIORIA DOS FOTÓGRAFOS GOSTAM DE FOTOGRAFAR EM DIAS NUBLADOS PORQUE O SOL ESTÁ ESCONDIDO E A LUZ QUE VOCÊ TEM DISPONÍVEL É SUAVE. ISSO ACONTECE PORQUE AS NUVENS ESTÃO SERVINDO DE DIFUSOR NOS RAIOS DO SOL. É EXATAMENTE ASSIM QUE O DIFUSOR FUNCIONA, ELE SUAVIZA AS LUZES PARA VOCÊ PODER FOTOGRAFAR SEM MUITAS DIFICULDADES.

COMO FOTOMETRAR A FAVOR DO SOL:

Ai você está lá diante dessa luz toda e não consegue clicar sem que o click fique super estourado e acaba desistindo da foto. Não desista e não se perca, é fácil:

Quando se trata de foto estourada você precisa escurece-la correto?

então você vai subir a sua velocidade e testar em um click. Caso ainda esteja clara demais, você vai aumentar o valor de F (abertura).

Dessa forma você já vai conseguir diminuir muito dessa luz toda que está deixando sua modelo que nem o "fantasminha camarada" kkkk.

Outro ponto super importante que você deve levar em consideração na hora de se aventurar em fotografias superexpostas e nas subexposição também é: FOTOGRAFAR EM RAW

Falo muito no meu integram sobre a fotografia em raw e o quanto ela te ajuda na pós produção.

Claro que uma fotografia em JPEG tem sua praticidade por ser um arquivo mais leve e consequentemente carregar mais rápido na exportação. Mas ela não te garante a qualidade que o RAW garante, ela não te permite fazer alterações ou até salvar fotografias com muita ou pouca luz sem que acabe com a qualidade da imagem.

Coloque sua câmera para fotografar nos dois arquivos e depois edite ambas, faça o teste.

Se você está iniciando na fotografia e chegou até esse post exatamente por ainda não saber como fotometrar nessas condições de luz, a melhor dica para você é TESTE, saia para a rua e teste todas as possibilidades, só assim você vai de fato aprender!


Mais dicas como essas você encontra no meu Instagram (aqui)

Espero ter ajudado.

beijoos <3


Opmerkingen


bottom of page