top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

COMO TRABALHAR COM ENTREGAS IMPRESSAS?

Olá, fotógrafos. Tudo bem?


Antes de começar o post de hoje, eu quero saber quem já nos acompanha no instagram? Lá temos conteúdos diários, tanto no feed quanto nos stories.

CLICA NA IMAGEM ABAIXO E SIGA NOSSO PERFIL.



Se você chegou até aqui, com certeza tem alguma dúvida sobre serviços impressos. Então, antes de escrever esse post, dei uma pesquisada para saber se existia esse conteúdo na internet. E para a minha surpresa, não encontrei absolutamente nada que falasse sobre o assunto.

Logo, você vai pensar que isso é algo fácil e que as pessoas não têm esse tipo de dificuldade. É SÓ ENCONTRAR UM LABORATÓRIO DA MINHA CIDADE E IMPRIMIR, CERTO? Mas e se eu disser para vocês que no início eu tive dificuldades? Inicialmente, como já contei para vocês no post MINHA HISTÓRIA NA FOTOGRAFIA, tive muita ajuda de um fotógrafo antigo da minha cidade, que é dono de um laboratório também. Ou seja, ele foi o primeiro a me dar oportunidade de cadastro profissional.

Na época, um dos funcionários que trabalhava no local “sofreu” comigo nos primeiros envios de fotos, pois eu errava os tamanhos direto. Até que um dia ele criou uma tabela de tamanhos específica do laboratório, só para facilitar a minha vida e, com certeza, para diminuir o trabalho dele (kkkkk).

Quando mandamos as fotos para qualquer laboratório, eles não sabem que você é um profissional e vão imprimir no tamanho que você pediu, conforme eles acharem que fica bom. Por causa disso, sua foto pode vir com bordas brancas ou, até mesmo, cortadas. Digo por experiência própria, seu cliente quer receber a foto impressa fiel a que ele aprovou no arquivo digital.

Então, antes de tudo, a primeira dica é que você faça todo o possível para encontrar um laboratório que tenha um bom serviço no seu ponto de vista e que aceite fazer o seu cadastro profissional. Isso significa que, além de você ter um desconto absurdo nas impressões, você vai ter um lugar de confiança para enviar suas fotos e isso te dará um padrão de qualidade.

Depois que estiver tudo acertado com o eles, você vai pedir a tabela dos tamanhos, para que não haja erros nos envios. Lá, eles me pediam que enviasse os arquivos via WeTransfer, para que eu não precisasse ir até lá toda vez. Se esse for o caso do seu, peça também o e-mail certinho.

Atualmente, eu trabalho com uma empresa muito bacana que disponibiliza o download de um programa específico deles. Neste programa, eu consigo fazer meu pedido, enviar os arquivos e fazer os recortes exatos para os tamanhos das impressões. Tenho acesso ao preço e posso pedir que entregue no meu endereço em 24hs. Demais, né?

Esse tipo de serviço é feito em laboratórios online, nos quais você faz o pedido e entregam na sua casa. Porém, dependendo de onde você mora e qual a localização da empresa, a entrega é demorada.

Nunca trabalhei com esse tipo de serviço, inclusive, se você já trabalhou, conte-me aqui nos comentários como funciona. Tenho muita curiosidade em saber, pois sempre trabalhei com empresas da minha cidade.

Outra coisa que me deu muito trabalho foi a questão da tela do computador. No início, meu notebook era um CCE dos mais simples, e as cores das fotos ficavam diferentes nas impressões - eu não entendia direito o que estava acontecendo. Cheguei até a culpar o laboratório algumas vezes, confesso. No entanto, a grande realidade é que as cores que eu via normalmente no computador saiam muito mais saturadas nas impressões.

Eu precisava fazer alguma coisa para resolver isso, mas não tinha dinheiro para comprar um computador novo. Então, comecei a ir até a UFSM (universidade da minha cidade) e editava minhas fotos no monitor do meu professor, que me ajudou muito com aulas de Photoshop quando comecei. Quando esse processo começou a ficar cansativo demais, eu tive a ideia de editar as fotos no meu notebook normal. Porém, antes de salvar e enviar a foto para o laboratório, eu salvava uma prévia e enviava para o drive. Em seguida, abria a foto no celular e conseguia ver as cores que estavam saturadas demais - laranjas e verdes, normalmente. Então, com a foto ainda aberta no PS, eu diminuía a saturação e salvava outra prévia. Fazia isso até, finalmente, abrir no celular e estar agradável aos meus olhos.

Se você for parar para pensar, o trabalho que eu tinha para finalizar apenas uma foto era imenso e isso fez parte do meu processo por, aproximadamente, 1 ano, até conseguir trocar para o notebook que uso hoje.

Sinto a necessidade de dizer para vocês que hoje meu trabalho é uma inspiração para muitas pessoas, mas eu também já passei por dificuldades. Talvez mais, talvez menos que você, mas passei e não desisti, mesmo com todas as comparações que me assombraram.

Dito isso, passo para outra etapa importante, que é a entrega final desse serviço:

Fotos editadas nas cores corretas, enviadas nos tamanhos exatos para o laboratório, recebeu as impressões bem lindas na sua casa, agora é hora de fechar o serviço e entregar para o seu cliente. E como você pretende fazer isso?

Trouxe aqui o exemplo mais simples e barato possível para você começar: envelope pardo, no tamanho exato da sua fotografia e um adesivo fofo para fechar. Isso você encontra em uma papelaria e, dependendo da quantidade que levar, pode ser até que consiga um desconto, mas, geralmente, é um material bem barato.

Caso sua condição financeira seja um pouco melhor nesse início, você pode comprar um envelope diferente e/ou personalizado. Você pode mandar fazer adesivos com a sua logomarca ou, até mesmo, fechar o envelope com uma fitinha.

Deixe para pensar em caixas ou brindes quando as condições da sua empresa estiverem legais para trabalhar com entregas sofisticadas. No momento, usar dessas ideias para entregar seu serviço já demonstra cuidado e qualidade.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você. Sei o quanto é difícil ser um fotógrafo iniciante e estar cheio de dúvidas o tempo todo, pois ao contrário do que muitas pessoas dizem, NÃO É SÓ APERTAR UM BOTÃO.


Para mais conteúdo como esse nos siga nas redes sociais e se cadastre no final da página AQUI para receber o conteúdo no seu e-mail.


Um beijo, espero você no próximo <3


Comentários


bottom of page