top of page
  • Foto do escritorBLOG MÉTODO FOTOGRÁFICO

SAIBA COMO SER MAIS CRIATIVO

Olá, fotógrafos. Tudo bem?

É um fato que quanto mais exercitamos nossa criatividade, mais ela cresce. Para exercitá-la, precisamos encontrar meios que façam com que ela se movimente dentro de nós.



Eu sei que a grande maioria vai dizer que encontra suas influências no Pinterest, e eu sei como é isso, pois também abuso dessa plataforma em busca de inspiração para meu trabalho. Porém, a ideia desse post é te levar para além do óbvio, desafiar-te a buscar inspiração como se buscava antigamente: em pinturas, músicas, filmes e, até mesmo, em momentos de relaxamento.

Já falei brevemente lá no insta, NESSE POST, que gosto de separar um momento no qual eu não esteja fazendo nada, pois, ao contrário do que pensam, eu preciso estar com a mente vazia para estimular a criatividade.

Tente separar algumas horinhas de um dia para ficar sentado no seu sofá, tomando seu café, ou qualquer coisa que você goste, e ver alguma coisa que você ama muito na tv.

Você pode estimular sua criatividade com a simples intenção de esvaziar sua mente e apenas se concentrar naquele momento, curtir aquele programa e aquela bebida gostosa, em um ambiente aconchegante de sua casa.

Eu mesma não imaginava que algumas coisas me trariam tanta inspiração. A Fernanda, que é minha equipe, é uma pessoa que idealiza vários dos posts junto comigo. Alguns dias atrás, ela me enviou algumas pinturas famosas para me ajudar na criação desse post. E a grande verdade é que muitas delas realmente me inspiraram muito.



São imagens incríveis, vistas e feitas de uma forma diferente. Eu, como uma “viajandona” de plantão, já fico imaginando essas pessoas posando para os artistas, com uma música tranquila no fundo, enquanto aquele momento acontece.

Falando em músicas, eu posso listar várias que me trazem o desejo de criar algo novo. Como esse Louvor - Hillsong United - So Will I - que me traz sentimentos de paz e gratidão. Ele me leva a imaginar a cena de uma mulher correndo em um campo amarelinho do outono, com um vestido branco simples e solto, um casaco de vó caindo de seus ombros, pés descasos e cabelos ao vento.

E mesmo que a música me traga inspirações como essa, serei sincera ao dizer que sou muito produtiva no silêncio. Para editar, eu amo colocar uma trilha gostosinha, ou ficar ouvindo um vídeo do youtube. No entanto, na hora de escrever ou criar a produção artística do ensaio, eu gosto de silêncio absoluto. Gosto de colocar todos os meus sentidos naquele projeto e ter certeza que nada vai passar, simplesmente porque minha concentração estava em outra coisa. Porque sim, eu sou muito dispersa, perco a concentração rapidamente, então, para não acontecer, opto por não ouvir nada.


Duas séries que me enchem de inspiração são FRIENDS e ANNE WITH AN E.



A fotografia de Anne é uma inspiração por si só, mas a história, que se passa em 1890, é muito interessante e nos envolve rapidamente. O acesso às informações, as paixões extremamente recatadas e a própria moda, que era muito diferente do que temos hoje, são retratadas de uma forma muito cativante. Assim como a questão do feminismo, que já existia naquela época, com as meninas querendo usar calças tal qual os meninos. Tudo isso encanta o telespectador e me trouxe ideias incríveis para reproduzir em ensaios.



Posso dizer que a produção desse ensaio me lembra muito a algumas cenas da série. Com certeza, na criação artística dele, pensei muito em tardes de inverno, nos campos escuros e contrastados em que Anne andava quando voltava da escola com sua melhor amiga Diana.

Lembrando que a produção desse ensaio foi pensada de várias formas, e eu consegui usar várias inspirações, mas não posso negar que existe essa representatividade.



Já em Friends, o mundo é completamente diferente, e serei honesta em dizer que é um dos universos que mais me atrai. Os anos 90 me representam pelo fato de ser minha década de nascimento, claro, mas também porque tudo tem a ver com meu gosto pessoal.

Amo a moda desse período, a música, os filmes, enfim. A série me leva a crer que as coisas eram mais leves e tudo era mais bonito, entende? Hoje as pessoas têm vergonha de serem diferentes. Naquela época, cada um era o que queria ser e pronto.

Não vou entrar na questão do meu imenso amor pelas décadas passadas, mas posso dizer que toda vez que vejo friends me inspiro de uma forma diferente. Isso me leva a crer que é por isso que grande maioria das minhas produções são mais vintages.


Essas estratégias para exercitar a criatividade te levam a ser um profissional diferenciado. Teu cliente pode optar pelo seu serviço por conta do seu empenho em trazer ideias diferentes das que todos o apresentaram.

Busque saber qual o estilo do seu cliente e faça pesquisas mais profundas para trazer inspirações que caibam no ensaio


Espero que tenham gostado do conteúdo. Aguardo vocês no próximo.

Para conhecer mais do meu trabalho e receber conteúdos como esses em tempo real, sigam nosso perfil no instagram. (AQUI)


Um beijo e até mais!

Comments


bottom of page